Você está deixando A Medida do Abraço

Você será redirecionado para um site externo gerenciado por uma empresa terceira, que facilita a conexão entre pacientes e médicos, através da tecnologia da telemedicina. Informamos que esta empresa terceira é inteiramente responsável por todo conteúdo e gestão deste site. Clique em continuar para prosseguir com o acesso ou feche essa janela para retornar.

Qual é a ligação entre obesidade e doenças de pele?

Você já se perguntou o que acontece com a pele quando engordamos? Cerca de 50% de pessoas com obesidade apresentam algum tipo de doença de pele¹ além de a obesidade poder piorar doenças de pele já existentes².

Publicado em: 30 de Setembro

Qual é a ligação entre obesidade e doenças de pele?

Isso acontece porque ela é responsável por alterações fisiológicas da pele², como alteração da barreira epidérmica, aumento de produção sebácea, engrossamento da camada subcutânea (que causa dobras na pele, aumento da transpiração e pode levar a infecções em dobras cutâneas²), queda da produção de colágeno (provocando má cicatrização²) e até a uma maior susceptibilidade no desenvolvimento de furúnculos3 e micose⁴. 

 

O aumento de peso também leva a uma pele espessada nos pés, formação de estrias em decorrência do alongamento da pele, assaduras e maior transpiração em partes do corpo com dobras na pele². Assim, indiretamente, a obesidade pode causar coceira na pele, sobretudo quando consideramos a maior chance de desenvolver doenças inflamatórias, como psoríase e dermatite atópica¹, que provocam muita coceira nas regiões com lesão. 

 

Além disso, a obesidade pode causar manchas escuras na pele, condição chamada de acantose nigricans, doença que provoca o escurecimento da pele no pescoço, axila e virilha em decorrência de uma pele mais espessa².

 

A melhora dessas doenças de pele está associada à adoção de uma dieta equilibrada e à perda de peso¹. Contudo, como muitas dessas condições são consequência do excesso de pele, a pele de quem emagrece muito pode continuar suscetível a algumas dermatoses⁵, por isso é sempre importante buscar um tratamento adequado para manter uma pele saudável.

1. Darlenski R, Mihaylova V, Handjieva-Darlenska T. The Link Between Obesity and the Skin. Frontiers in Nutrition. 2022 Mar 10;9.
2. Obesity and the skin | DermNet NZ [Internet]. dermnetnz.org. Disponível em: https://dermnetnz.org/topics/obesity-and-the-skin
3. Hu H, Mei J, Lin M, Wu X, Lin H, Chen G. The causal relationship between obesity and skin and soft tissue infections: A two-sample Mendelian randomization study. Frontiers in Endocrinology [Internet]. 2022 Dec 7;13. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9768473/pdf/fendo-13-996863.pdf
4. Muscogiuri G, Pugliese G, Laudisio D, Castellucci B, Barrea L, Savastano S, et al. The impact of obesity on immune response to infection: Plausible mechanisms and outcomes. Obesity Reviews. 2021 Mar 14;22(6).
5. Manzoni APD da S, Weber MB. Skin changes after bariatric surgery. Anais Brasileiros de Dermatologia. 2015 Apr;90(2):157–66.

BR25OB00378

Artigos relacionados: