Você está deixando A Medida do Abraço

Você será redirecionado para um site externo gerenciado por uma empresa terceira, que facilita a conexão entre pacientes e médicos, através da tecnologia da telemedicina. Informamos que esta empresa terceira é inteiramente responsável por todo conteúdo e gestão deste site. Clique em continuar para prosseguir com o acesso ou feche essa janela para retornar.

O que é o tratamento GLP-1?

Muitas pessoas hoje falam sobre tratamentos da obesidade e da diabetes tipo 2 citando análogos de GLP-1, ou as famosas “canetas emagrecedoras”, sem que haja de fato um conhecimento sobre esse tipo de medicamento. Por isso, trouxemos algumas informações sobre esse tipo de tratamento para você ficar entender as principais maneiras que os análogos de GLP-1 agem no corpo.

Publicado em: 01 de Outubro

O que é o tratamento GLP-1?

Tópicos:

  • O que é GLP-1?
  • O GLP-1 pode ajudar a emagrecer?
  • Quais são os efeitos colaterais do GLP-1?

 

 

É importante ressaltar que o uso de medicamentos análogos de GLP-1 só podem ser vendidos com receita médica¹, assim como medicamentos antibióticos. Por isso, antes de iniciar qualquer tratamento para perda de peso ou para diabetes tipo 2, faça um acompanhamento médico adequado.

 

 

O que é GLP-1?

 

O GLP-1 é um hormônio que é liberado no pâncreas para reduzir os níveis de glicose no sangue². Assim, os análogos de GLP-1, ou agonistas do receptor GLP-1, são medicamentos que simulam a ação desse hormônio e que são usados nos tratamentos de diabetes tipo 2 e no tratamento de obesidade² por agir na normalização da glicemia e perda de peso⁴.

 

Ainda não se sabe ao certo como ativar o GLP-1 no seu corpo. Os gatilhos de liberação natural do hormônio ainda são objeto de estudo, mas sabe-se que macronutrientes podem auxiliar na secreção de GLP-1⁶. 

 

Medicamentos análogos de GLP-1 podem ser administrados em um tratamento oral ou em um tratamento injetável³, através das “canetas emagrecedoras”.

 

 

O GLP-1 pode ajudar a emagrecer?

 

O tratamento GLP-1 é uma opção para pacientes de obesidade, sobretudo porque alguns medicamentos análogos do GLP-1 promovem a perda de peso segura⁵ e uma melhor saúde cardiovascular⁴.

 

 

Quais são os efeitos colaterais do GLP-1?

 

Os efeitos colaterais mais frequentes no tratamento com GLP-1 são leves e envolvem sintomas gastrointestinais, como enjoos, vômitos, diarreia, constipação, entre outros⁷, sobretudo no início do tratamento.

 

Ainda que sejam menos comuns, efeitos colaterais mais graves ressaltam a necessidade de acompanhamento médico constante durante o tratamento, assim como orientações sobre a minimização de efeitos colaterais leves e o que recomenda-se não comer durante o tratamento.

1. Canetas emagrecedoras só poderão ser vendidas com retenção da receita [Internet]. Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa. 2025. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2025/canetas-emagrecedoras-so-poderao-ser-vendidas-com-retencao-de-receita
2. Rico-Fontalvo J, Reina M, Soler MJ, Unigarro-Palacios M, Castañeda-González JP, Quintero JJ, et al. Kidney effects of Glucagon-Like Peptide 1 (GLP1): from molecular foundations to a pharmacophysiological perspective. Brazilian Journal of Nephrology [Internet]. 2024 Nov 8;46(4). Disponível em: https://www.scielo.br/j/jbn/a/qhJZhkW8dzY5qzRQ9hhXbkR/?lang=en
3. Nauck MA, Quast DR, Wefers J, Meier JJ. GLP-1 receptor agonists in the treatment of type 2 diabetes – state-of-the-art. Molecular Metabolism [Internet]. 2021 Apr;46(46):101102. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8085572/
4. Manejo da terapia antidiabética no DM2 – Diretriz da Sociedade Brasileira de Diabetes – Ed. 2025 [Internet]. Diabetes.org.br. 2025 [cited 2025 Oct 2]. Disponível em: https://diretriz.diabetes.org.br/manejo-da-terapia-antidiabetica-no-dm2-2/#ftoc-nota-importante-1-definicao-de-ad1-ad-e-tbi
5. Crane J, McGowan B. The GLP-1 agonist, liraglutide, as a pharmacotherapy for obesity. Therapeutic Advances in Chronic Disease. 2015 Dec 16;7(2):92–107.
6. Smits MM, Holst JJ. Endogenous glucagon‐like peptide (GLP)‐1 as alternative for GLP‐1 receptor agonists: Could this work and how? Diabetes/metabolism research and reviews. 2023 Jul 24;39(8).
7. Santos BNC dos, Castro RS. Efeitos adversos dos análogos do GLP-1: Uma revisão sistemática. Research, Society and Development. 2025 Jan 8;14(1):e2914147981.

BR25CARD00181

Artigos relacionados: