A Doença de Alzheimer de início precoce vem antes dos 65 anos, mas os sintomas são os mesmos. Conheça os principais.
Publicado em: 18 de Setembro
Tópicos:
É natural que o envelhecimento venha com maiores desafios físicos e mentais. Perder os óculos, esquecer de trancar a porta e repetir histórias podem ser sintomas naturais da idade, mas em alguns casos também podem indicar o início da Doença de Alzheimer.
Normalmente o Alzheimer começa a se manifestar a partir dos 65 anos. Mas quando os sintomas surgem em indivíduos mais jovens, considera-se Doença de Alzheimer de início precoce.
Independente da idade, os sintomas são os mesmos, causados por uma degeneração cognitiva que traz mudanças de comportamento, perda de funções cognitivas, problemas de memória, alterações de humor e desorientação.¹
Pode ser Alzheimer: esquecer datas ou eventos importantes como se nunca tivessem falado neles, fazer as mesmas perguntas repetidamente e começar a depender da família para coisas que antes faziam sozinhos.
É natural: esquecer nomes, datas e compromissos. Mas quando alguém fala sobre o tema esquecido, a pessoa lembra!
Pode ser Alzheimer: mudança na capacidade de lidar com números e com as contas da casa, dificuldade de concentração e muita demora em tarefas que antes eram rápidas.
É natural: errar de vez em quando nas contas da casa.
Pode ser Alzheimer: dificuldade para realizar tarefas que sempre fez, como dirigir até um local conhecido, organizar uma lista de compras ou jogar algum jogo que sempre soube.
É natural: pedir ajuda com o controle remoto da TV ou não entender as novas tecnologias.
Pode ser Alzheimer: perda da noção de datas, estações ou passagem do tempo. Esquecer como chegou em algum lugar.
É natural: ficar confuso com os dias da semana ou do mês, mas lembrar depois.
Pode ser Alzheimer: dificuldades de leitura e equilíbrio, perda de noção de distância e dificuldade para determinar algumas cores e contrastes.
É natural: alterações na visão associadas a cataratas ou outras doenças dos olhos.
Pode ser Alzheimer: dificuldades para acompanhar uma conversa, perda de vocabulário, dificuldade para nomear objetos simples, conversas que param de repente sem que a pessoa saiba como continuar.
É natural: dificuldade para encontrar a palavra certa em alguns momentos.
Pode ser Alzheimer: colocar objetos em lugares incomuns, perder as coisas e não saber voltar os passos para tentar encontrar. Nos casos mais adiantados, a pessoa pode acusar os outros de roubo.
É natural: perder alguma coisa de vez em quando e tentar voltar os passos para tentar encontrar.
Pode ser Alzheimer: começar a lidar com dinheiro de maneira irresponsável, prestar menos atenção à higiene pessoal.
É natural: tomar uma decisão ruim de vez em quando. Por exemplo, não trocar o óleo do carro.
Pode ser Alzheimer: afastar-se de encontros, compromissos e hobbies que sempre gostaram.
É natural: algumas vezes sentir-se sem ânimo para atividades familiares e sociais.
Pode ser Alzheimer: a pessoa começa a ficar confusa, desconfiada, deprimida, medrosa ou ansiosa. Também pode ficar chateada em casa, com amigos ou quando saem da rotina.
É natural: ter as suas manias, querer fazer as coisas do seu jeito e não gostar quando interrompem sua rotina.
Alzheimer é uma doença neurodegenerativa incurável, provavelmente transmitida por fatores genéticos. E quanto mais cedo uma pessoa descobre a doença, maiores as chances de tratamentos, pois sem medicamentos para a reabilitação cognitiva, a doença só piora com o tempo.
Portanto, se você desconfiar dos sintomas, procure seu médico! Para detectar a Doença de Alzheimer os especialistas podem pedir exames físicos, neurológicos, testes de diagnóstico e imagens do cérebro.¹
1. Alzheimer’s Association. 10 Early Signs and Symptoms of Alzheimer’s and Dementia. Disponível em: https://www.alz.org/alzheimers-dementia/10_signs
Acesso em: 19 set. 2025.
BR25CARD00166